Em 1984 fizemos uma união de escritórios, o Advogado Professor Manoel Caetano Ferreira Filho e eu, juntando esforços para criar uma sociedade de advogados de qualidade. Ela veio a ser constituída em 1986 com o nome de Miranda Coutinho, Caetano Ferreira & Rocha – Advogados. Além de nós dois participavam dela a Advogada Professora Angela Cassia Costaldello Caetano Ferreira e o Advogado Professor Luiz Carlos Rocha. Recebeu a sociedade, na OAB/PR, o nº 45. A primeira alteração contratual ocorreu em 1993, para inclusão do Advogado Professor Clèmeson Merlin Clève. Depois, tantas outras ocorreram, das quais a mais significativa foi aquela em que os escritórios que formavam um grupo único na sociedade, pelo tamanho, já não comportavam ficar no mesmo lugar, no mesmo espaço físico, razão por que a decisão foi pela separação, tudo em nome da grande amizade de todos os sócios – que dura até hoje – e o desejo de se manter a mesma qualidade de sempre.
Em 2007 entra na sociedade o Advogado Professor Edward Fabiano Rocha de Carvalho e tem ela, ainda, o nome de J.N. Miranda Coutinho & Advogados. Em 2015, o referido Advogado Professor torna-se sócio sênior e a sociedade passa a se denominar Miranda Coutinho, Carvalho & Advogados.
No início, a sede era na Rua Alberto Folloni, nº 700, em Curitiba, Paraná, Brasil, passando, mais tarde, em 1999, para uma sede própria, na mesma Rua Alberto Folloni, nº 1.400. Neste local, encontra-se atualmente e, com a composição atual, atua em vários ramos do Direito. Desde o início a sociedade foi guiada pela qualidade, dentro de uma concepção de escritório boutique, de modo a se poder ter um atendimento o mais personalíssimo possível. As equipes trabalham em conjunto e há um esforço institucional na direção de que todos os sócios sigam estudando academicamente, de modo a se poder ter um constante aprimoramento. Eis o porquê da notável qualificação de todos.
Assim, tanto no crime quanto no cível a sociedade prima por trabalhos de altíssimo rendimento e satisfação dos clientes. Em matéria criminal, em que pese o exercício da advocacia se estender a todo o campo, despontam os casos de Direito Penal Econômico. Em matéria cível, a predominância é dos casos de Direito Público e de Direito Civil, com larga experiência no atendimento, como correspondentes, de escritórios conhecidos de outras cidades.
Por outro lado, todos manejam várias línguas e isso tem ajudado a um maior contato com clientes de fora do Brasil, sempre movidos pela ideia de se ter, no escritório, um tratamento personalíssimo e especial.
Da mesma forma que a unidade é conseguida a partir de um estrito respeito mútuo – extensivo aos empregados –, os fins são almejados em face da defesa irrestrita da Constituição da República, das demais leis e sua compatibilidade com os direitos e interesses dos clientes.
Com tais premissas, conseguiu-se ter um escritório boutique de primorosa qualidade, preenchendo um sonho que sempre acalentei, tudo de modo a que todos pudessem ter uma vida digna e os clientes estivessem satisfeitos com o trabalho desenvolvido no seu interesse.