Um velho advogado de Santa Catarina (que estudava muito), no século passado, dizia sempre que quem tinha uma questão processual e tivesse Carnelutti do seu lado… ganhava a causa; antes disso, quem sabe, só quem tinha mais prestígio, em Portugal (e no Brasil, então), pelas Ordenações, preenchia a lacuna do Direito quando não se tinha a solução legal para o caso concreto, ou seja, fosse fonte subsidiária do Direito: primeiro Acúrsio (1182-1263), um dos grandes glosadores e, na falta de uma glosa dele, Bártolo de Sassoferrato (1313-1357), um dos grandes pós-glosadores ou comentaristas (Ordenações Manuelinas [Livro II, título V, § 1] e Ordenações Filipinas [Livro III, título LXIV, § 1]).
Clique para abrir
Embora o Brasil e a Itália sejam diferentes nos aspectos histórico, social e cultural, os formantes do modelo jurídico brasileiro — isto é, a legislação, a jurisprudência, a doutrina e as práticas — sofreram influências variáveis dos formantes do modelo jurídico italiano, especialmente no período do Estado Novo (1937-1945).
Clique para abrir
Nosso sócio Edward Rocha de Carvalho diz para o ConJur que a decisão é importante por fixar limites para esse instrumento.
Clique para abrir
Operation Car Wash was the most extensive investigation ever conducted in Brazil in terms of scope, commencing in 2014 with the arrest of a foreign currency operator suspected of facilitating bribery payments involving the state-owned oil company, Petrobras.
Clique para abrir
Por Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e Bruno Cunha Souza Glauco Giostra é professor ordinário (catedrático) de Processo Penal na Università Degli Studi di Roma, La Sapienza, e participou da comissão que elaborou o Código de Processo Penal italiano. Nesta segunda-feira (4/12), Giostra participou da última reunião do Grupo de Estudos Franco Cordero, do PPGCrim […]
Clique para abrir
In Edward Carvalho’s article published in Chamber´s And Partners´s site , “Doing Business in Brazil: A Criminal Law Perspective,” the author highlights the intricate challenges faced by companies operating in Brazil, emphasizing the critical role of expert advice in criminal law.
Clique para abrir
O artigo de nosso sócio Jacinto Miranda Coutinho publicado no ConJur aborda a vaidade do ex-juiz como um fator que prejudicou a operação e questiona a alegação de que houve roubo na Petrobras.
Clique para abrir
A introdução do “juiz das garantias” no sistema de justiça criminal brasileiro é analisada por nosso sócio Jacinto Nelson de Miranda Coutinho em seu artigo para o ConJur.
Clique para abrir
A atenção em relação ao uso da modalidade virtual para julgamentos de ações penais originárias, especificamente os casos dos acusados dos eventos de 8 de janeiro, é abordada em artigo de nosso sócio, o criminalista Edward Carvalho, em coautoria com o advogado Luiz Fernando Pereira, publicado no Estadão.
Clique para abrir
Na coluna semanal publicada no ConJur sobre o Processo Penal, nosso sócio Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, em coautoria com os juristas Aury Lopes Jr. e Alexandre Morais da Rosa, fazem uma reflexão quanto ao impacto da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o “pacote anticrime”.
Clique para abrir